Com a quarentena, o uso do internet se intensificou, e com isso, os golpes e a as ameaças virtuais também cresceram em 2020.
O estudo realizado pela Apura Cybersecurity Intelligence mostrou um aumento de 394% nas ameaças eletrônicas no ano passado, em comparação a 2019. Esse relatório registrou o vazamento de 958 mil CPFs, 592 mil cartões internacionais, 262 mil cartões nacionais e 220 mil credenciais de acessos (senhas, por exemplo).
No total, foram 272 milhões de ameaças, e neste ano a preocupação continua, principalmente pelo surgimento do PIX e do 5G. Conforme a tecnologia avança, mais pessoas passam a ter acesso a dispositivos conectados a internet.
Conforme os dados apontaram, o Brasil é um dos países com mais ocorrências de phishing no mundo. Esses golpes consistem em enganar os usuários para que compartilhem seus dados confidenciais, e geralmente acontecem através de e-mails e links fraudulentos.
Dentre as fraudes mais comuns detectadas pela Apura estão o phishing, com 14%, a criação de perfis falsos com 28,9%, a manipulação de dados bancários com 19,8% e o vazamento de cartões de créditos com 15,1%.
Informações: Ecommerce Brasil
LEIA MAIS:
Deixe uma resposta